Mais fôlego para as médias auditorias
Por mais que as grandes auditorias tentem implantar departamentos para atender o chamado middle marke
Por mais que as grandes auditorias tentem implantar departamentos para atender o chamado middle market, sempre haverá um espaço enorme a ser explorado pelos players de médio porte, que primam em oferecer atendimento personalizado e a custos bem mais comedidos a clientes que, muitas vezes, tem um tamanho muito semelhante ao seu.
Mas, para isso, precisam responder de forma assertiva a desafios quase tão significativos quanto as oportunidades que se avizinham.
Um deles, com certeza, é o arrojo com que se associarem a outras consultorias dentro e fora do país, dando origem a casos bem-sucedidos como o que a nossa empresa tem experimentado, após se associar de forma pioneira, há 5 anos, à CPA Associates International (CPAAI), grupo atualmente composto por 158 empresas de auditoria, consultoria contábil e fiscal e contabilidade, atualmente presente em 65 países.
Outras cinco auditorias brasileiras optaram até agora pela mesma estratégia e, igualmente, só têm a comemorar, corroborando com isso o quanto associações bem escolhidas são mesmo um caminho interessante a trilhar.
Os benefícios se estendem a ambos os lados, com destaque para a atenuação de choques culturais, compartilhamento de informações e tecnologias, bem como a possibilidade de atender clientes nacional ou globalmente, pois cada vez mais as médias empresas possuem atividades e necessidades bem além das fronteiras geográficas.
Paralelamente, ser membro de uma associação possibilita parcerias regionais fortalecidas pela cooperação mútua e fomentadas em reuniões periódicas, bem como uma série de atividades conjuntas e até intercâmbios profissionais, promovidos por meio de programas educativos.
O fôlego extra para as auditorias na atualidade também se encontra nas ações de comunicação e marketing, com o incremento de campanhas publicitárias e serviços de assessoria de imprensa, que favorecem a transformação da empresa em fonte recorrente de idéias e informações para o mercado.
O tamanho real de uma empresa da área, portanto, cada vez mais tende a se basear na coragem de mudar - e rápido -, para que as muitas oportunidades de hoje não motivem mais arrependimento do que comemoração num futuro bem mais próximo do que se possa imaginar.
() Marco Antonio Papini é sócio-diretor da Map Auditores Independentes e vice-presidente da CPAAI Latin America.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7947 | 5.7965 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0976 | 6.1125 |
Atualizado em: 15/11/2024 12:56 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |