Empreendedores mais velhos têm mais sucesso que jovens, aponta pesquisa
A experiência de vida conta na hora de se abrir um novo negócio
Uma pesquisa realizada pela consultoria Empreendabilidade, intitulada “Empreendedores 50+, o futuro do Brasil”, apontou que quase 16% dos empreendedores da faixa etária que vai de 55 a 64 têm empresa que está ativa há mais de três anos e meio, isto é, estabelecida. Esse percentual é muito melhor do que o dos jovens, que apresentam um índice de sucesso bastante inferior.
Jovens entre 18 e 34 anos, de acordo com o levantamento, apresentam um percentual cinco vezes menor, comparado ao das pessoas de mais idade, com quase 4%. Já a taxa de pessoas com idade entre 35 e 54 anos foi de pouco mais de 10%. A experiência dos empreendedores mais velhos é um trunfo na hora de abrir um negócio.
Idade não é, de forma alguma, um fator limitador para se empreender. Muitas empresas bem-sucedidas começaram com uma pessoa mais experiente a liderando. Abrir um negócio é uma maneira de aplicar o conhecimento adquirido em anos de trabalho, ao passo que pode proporcionar uma maior liberdade financeira.
O momento da aposentadoria pode ser a chance de se realizar o sonho do empreendedorismo, então vale organizar esse momento da vida usando uma calculadora de aposentadoria para começar novos projetos. Aposentar-se não precisa significar parar de trabalhar.
Isso porque a expectativa de vida aumentou, e muitos procuram se manter ativos mesmo depois de se aposentar. É um jeito de gerar renda e continuar ocupando a mente e o corpo com uma atividade. Muitos optam por abrir negócios nessa fase da vida e se aplicar em algo que gostem.
Grandes negócios vieram na terceira idade
É o caso de John Stith Pemberton. O nome não é tão conhecido. Mas esse senhor começou o seu negócio com 55 anos. O americano farmacêutico criou nada mais, nada menos, do que a famosa bebida Coca-Cola. Ele misturou água gaseificada a um xarope que ele produziu, e deu muito certo.
Já Ray Kroc investiu em um negócio de hambúrgueres com 52 anos de idade. Ele foi o criador da marca McDonald’s. O americano não inventou o sanduíche, mas fez uma boa aposta na rede de restaurantes aberta pelos irmãos Richard e Maurice McDonald. Ray vendia mexedores de milk-shake e percebeu que o negócio dos irmãos ia bem. Ele começou a vender franquias do restaurante de fast-food que preparava os hambúrgueres em até um minuto. Sua visão fez com que o negócio tomasse gigantes proporções e se tornasse a marca conhecida que é.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.8079 | 5.8086 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0864 | 6.1013 |
Atualizado em: 25/11/2024 15:01 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |