Equilíbrio financeiro para empreendedores: estratégias para um fluxo de caixa saudável
Por Cristiane Nogueira*
Equilibrar as finanças pessoais e empresariais pode ser um desafio para muitos empreendedores. Em um país com mais de 13 milhões de MEIs, essa é uma realidade para muitos brasileiros. No entanto, existem alguns passos essenciais que os donos de negócios podem seguir para ficar no azul e manter um fluxo de caixa saudável – a começar pelo planejamento financeiro.
Nesse primeiro momento, é fundamental realizar uma análise completa de todos os recursos disponíveis. Elabore um planejamento detalhado que ofereça uma visão clara tanto das receitas quanto das despesas fixas e variáveis. Essa abordagem permite criar um diagnóstico do negócio e identificar oportunidades, como o investimento em tecnologia para integrar os processos no comércio e facilitar a gestão de pagamentos para os empreendedores.
Após essa avaliação, o próximo passo é separar as contas. Isso porque, ao abrir contas distintas para tratar das finanças pessoais e empresariais, você evita que os recursos se misturem, o que pode gerar confusão e dificultar o controle financeiro. Além disso, usar uma conta de pessoa jurídica transmite credibilidade a clientes e parceiros e oferece benefícios específicos para empreendedores.
É necessário ressaltar também a importância de usar o crédito de maneira consciente. Muitos empreendedores buscam financiamentos como forma de injetar capital, mas é preciso ter cautela ao incluir essa possibilidade no planejamento e evitar dívidas excessivas – que podem se transformar em uma bola de neve e comprometer a continuidade do negócio.
Contudo, nada disso será eficaz sem um controle adequado para registrar cada transação financeira. Já existem várias soluções no mercado que podem auxiliar nessa etapa, mas para quem está começando uma simples planilha pode ser um ótimo ponto de partida. Atualize diariamente o seu controle e acompanhe de perto o fluxo financeiro, dessa forma você não irá perder nenhuma movimentação e evitará prejuízos ou gastos desnecessários. Ao criarmos a Punto, nos atentamos à importância desse controle, e por isso contamos com ferramentas que auxiliam na gestão das vendas de maneira muito fácil e rápida através do nosso APP ou Portal, onde o cliente consegue visualizar as vendas de todos os tipos de pagamento, seja débito, crédito, voucher ou até mesmo Pix.
Ainda assim, é importante destacar que, mesmo com um registro cuidadoso de cada transação, imprevistos podem ocorrer. Portanto, criar uma reserva de emergência é essencial para garantir a estabilidade do negócio em momentos de queda de receita. O ideal é destinar parte do lucro a essa reserva, que deve cobrir pelo menos três meses de despesas básicas no início do negócio. À medida que a empresa cresce, é fundamental investir parte do lucro para aumentar suas economias e estabelecer uma reserva que cubra de oito a 12 meses de despesas.
Por fim, investir no autodesenvolvimento e na educação financeira é imprescindível para se manter atualizado sobre as novidades do mercado. Participar de cursos, workshops e seminários, por exemplo, pode agregar valor ao seu negócio e aprimorar suas habilidades de gestão.
Embora equilibrar as finanças seja uma tarefa desafiadora, ao seguir esses passos, é possível construir um caminho sólido para o sucesso. Lembre-se que o equilíbrio financeiro é um processo contínuo; com dedicação e disciplina, é possível alcançar um fluxo de caixa saudável e sempre no azul, tanto nas finanças pessoais quanto empresariais.
*Cristiane Nogueira é Diretora-Geral da Punto.
Sobre a Punto
A Punto é a maquininha da Edenred Brasil, com uma plataforma inteligente de solução e gestão de pagamentos para estabelecimentos comerciais que adere às principais bandeiras do mercado. São aceitos pagamentos por tarja magnética, chip, aproximação (Contactless), QR Code e carteiras digitais.
Com mais de 23 mil estabelecimentos clientes, a proposta de valor da Punto é oferecer automação comercial e tecnologia de ponta em soluções de pagamento para pequenas e médias empresas, dos segmentos-foco da Edenred, proporcionando acesso a produtos e soluções de qualidade a um preço acessível.
A Punto é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 60 milhões de usuários, mais de 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 1 milhão de empresas clientes, em 45 países.
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